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Branding definitivamente NÃO é identidade visual

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No dia 21/11/2104, no Facebook um amigo meu me solicitou se eu tinha alguma tabela de preços de criação atualizada, pesquisando na web encontrei uma da ADEGRAF: Associações dos Designers Gráficos do Distrito Federal, e aproveitei para dar uma olhada, quando não foi minha surpresa encontrar o que eles dizem o que é branding no link na página 8 :http://www.adegraf.org.br/downloads/tabela_valores_2013_2015_web.pdf

“É a gestão de marcas. Contempla Criação do Projeto de Identidade Visual (PIV), aplicações da marca para impressos e web, criação de sinalização para veículos, manual de uso de marca, acompanhamento gráfico e diretrizes para campanhas publicitárias.”

E logo abaixo segue a tabela com os itens de: Programa de Identidade Visual, Marcas, Manual de uso de Marcas, Papelaria, Naming e etc. Está nitidamente claro aqui o problema de conceitos, ou seja: o que é branding? O que é identidade visual? Sinalização? Marcas? Naming? etc.

Enquanto esses termos não forem bem definidos, o que teremos é uma enorme bola de neve de percepções erradas sobre não só sobre a profissão de um designer como de um brander, ou gestor de marcas, pois definitivamente, não são a mesma coisa. Quem disse que gestão de marcas só pode ou tem que ser feita por um designer?

Isso é de uma monstruosa ignorância. Branding tem que ser executado sim por um profissional que saiba administrar o que é gestão de marcas. Fiquei muito feliz que nessa minha última turma de branding, que agora tenho no IBMEC, só tivessem dois designers, o restante dos alunos são de diversas áreas que vai da economia, passando por marketing, comunicação e administração. Como o branding se começa de cima para baixo, o brander (profissional de gestão de marca) tem que ter o apoio do CEO/Presidente, Diretoria, Gerentes e principalmente do RH…esse sim será o departamento que irá catequisar os novos embaixadores e guardiães da marca….e continuar educando os antigos para que continuem vestindo a camisa da empresa.

Branding e um trabalho de equipe, mesmo sendo feita por um gestor de marcas interno numa empresa, ele necessita que todos os stakeholders estejam envolvidos. Óbvio que numa empresa pequena é mais fácil de ser implantada, mas branding é para sempre, não basta só fazer um brandbook entregar e pronto…é como um relacionamento entre um casal: para dar certo tem que ser “regado todos os dias”.

Branding definitivamente não é só identidade visual, manual de marca, sinalização. Um bom exemplo é o fato de muitas empresas possuírem um bom design, no entanto um péssimo serviço e atendimento. Cito casos como as empresas brasileiras de telefonia, onde, para a marca, nada adianta suas identidades terem sido criadas pelos maiores escritórios de design do mundo e elas não cumprirem se que as suas promessas básicas. De que adianta vocês conhecerem pessoas super bem vestidas e cheirosas, se elas no dia a dia forem grossas e arrogantes?

Criar um elo de relacionamento, escutar seu público, interagir com ele, antecipar seus desejos são muitos mais importantes num projeto de branding do que simplesmente um projeto de identidade visual. De que adianta o produto e /ou serviço terem uma ótima embalagem se seu conteúdo e sua percepção forem ruins?

Finalizando, no dia 12/01/2014, enviei um e-mail para ADEGRAF, sugerindo algumas alterações na tabela, como por exemplo, adicionando as verdadeiras ferramentas do branding que são:

– Orientação de Brand;

– Seminários de Brand;

– Workshops de Posicionamento;

– Auditorias de Brand;

– Reuniões de Estratégia;

– Jornais de Críticas;

– Grupos de Brainstorming;

– Treinamento de Trabalhos de Equipe;

– Clínicas de Inovação;

– Auditorias de Design;

– Manuais da Marca/ Brandbooks ;

– Publicações de Brand;

– Workshops de Brand

PS: até a data (29/01/2015) desse artigo, infelizmente não tive nenhuma resposta por parte da ADEGRAF.

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  1. 02/09/2016 às 4:30 AM

    Boa noite, Beto. Respeito sua posição sobre branding, mas acredito que pela experiencia que você tem deveria instruir melhor seu amigo, no que se diz respeitos à “tabela de preços de criação”. Deixo aqui este vídeo para que possa repensar seu conceito sobre preços tabelados: https://www.youtube.com/watch?v=0X71kmEVJHA
    Obrigado.

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    • 02/18/2016 às 9:42 AM

      Bom dia Italo, mas é justamente isso que venho tentando “catequisar” juntamente com os mais de 11.300 membros que tenho no Grupo Branding Brasil no Face, onde sou um dos moderadores: https://www.facebook.com/groups/brandingbrasil/ e também no meu curso de extensão em branding que tenho na FACHA desde 2008 e agora no MBA em Branding, também pela FACHA, que inicia em abril desse ano, onde sou o coordenador e professor. De nada adianta uma empresa ter um belo visual se o atendimente e/ou serviço é péssimo e também se ela não sabe gerenciar crises, por exemplo, que também é uma das funções de um brander. Está convidado a fazer parte do Branding Brasil no Face, te vejo lá, abçs 🙂

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  2. 02/09/2016 às 11:36 AM

    Italo, bom dia. Obrigado pelo seu comentário, não uso e nunca usei tabela sempre utilizei hora técnica. O foco desse meu texto é sobre esclarecer o que realmente é branding. Esse artigo foi enviado a ADEGRAF que ficou de rever as informações colocadas na tabela….mas não disseram quando isso seria feito.

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  3. 02/18/2016 às 4:05 AM

    Beto, obrigado por responder meu comentário. Esqueci de mencionar também que o seu texto é muito bom. Infelizmente, hoje temos uma tendência errada dos designers, que estão cada vem mais incluindo em seus portfólios, serviços de identidade visual e os chamando de branding. Isto não está acontecendo só aqui no Brasil; se colocarmos a palavra branding no google veremos 99% dos sites que possuem conteúdos relacionados à design apresentando os chamados “mockups” como branding.

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