Início > Matérias e Artigos > Conheça a História do Plim Plim da Rede Globo

Conheça a História do Plim Plim da Rede Globo

A vinheta do Plim Plim foi criada para marcar a passagem de ida e de volta dos intervalos comerciais, mas a principal finalidade (pelo simples fato de que na época não havia recursos) era de avisar à todas as afiliadas da Rede Globo de quando haveria os intervalos, e com isso todas estariam sincronizadas,  esse recurso sonoro foi implantado durante o Festival Internacional da Canção. Antes essa entrada em rede era feita pelo telefone, e que acabou com o tempo tornando-se o branding sound da emissora.

O som foi encomendado em 1971 pelo diretor da emissora, José Bonifácio, o Boni, que desejava algo que também pudesse ser ouvido a quadras de distância e que fizesse a família voltar para a frente da TV.

Em 1997, o plim-plim ganhou vinhetas animadas feitas por cartunistas famosos como: Nani, Ziraldo, Chico Caruso, Millôr, Laerte, Jaguar, Santiago e Borjalo. Mensagens de cidadania, dicas de prevenção à AIDS e à dengue foram alguns dos temas abordados nas animações, que tinham duração de 30 segundos.

Mas se quiser se aprofundar mais nessa história, veja aqui a minha dissertação de mestrado sobre a História da Identidade Visual da Rede Globo: http://www.slideshare.net/BetoLima/a-histria-da-identidade-visual-da-rede-globo-1939482

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: